Inicial

CONTEXTO DA DISCIPLINA E OBJETIVOS GERAIS

A presente disciplina, oferecida pelo Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, é de caráter obrigatório para o curso de Psicologia. O conteúdo desta disciplina é de grande importância para os alunos de Psicologia uma vez que eles terão a oportunidade de entrar em contato com as diversas técnicas envolvidas na avaliação psicológica e tomar conhecimento da necessidade de intercâmbio entre outras áreas relacionadas ao campo da avaliação. Por meio dessa disciplina os alunos perceberão que os conhecimentos da Psicologia podem e devem ser utilizados como subsídios para tomada de decisões importantes no mundo do trabalho, em educação, gestão de pessoas, saúde mental e assim por diante.

Desse modo, considerando o contexto acima descrito, até o final do presente semestre esperamos que os alunos de Técnicas de Exame Psicológico sejam capazes de (objetivos gerais):

 

– reconhecer os princípios básicos da psicometria que fundamentam cientificamente os testes psicológicos (fidedignidade, validade e normas);

 

– analisar e fazer uso das técnicas de exame psicológicas.

 

 

ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA DA DISCIPLINA

Para facilitar o alcance dos objetivos gerais anteriormente formulados, a disciplina está organizada em 4 unidades programáticas mais uma parte prática, conforme descrição a seguir.

 

1.       Principais contextos do uso atual dos testes

2.       Princípios técnicos e metodológicos dos testes

3.       Testes individuais de habilidades

4.       Avaliação da personalidade, interesses e atitudes

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s